O Ovo Áurico. Por milhões e milhões de séculos ainda viveremos dentro deste ovo, pois nosso Espírito não aguentaria sair dele de modo súbito.

O Ovo Áurico. Por milhões e milhões de séculos ainda viveremos dentro deste ovo, pois nosso Espírito não aguentaria sair dele de modo súbito.

Algumas vezes citei estes dois fios espirituais que trabalham integrados com nossos corpos de manifestação. Mas você teve interesse em pesquisar sobre o que são tais fios? Qual suas importâncias para nós enquanto seres que buscam afanosamente retornar “à Casa do Pai”? É pouco provável. Então, vamos aprender um pouco mais sobre eles.

Como eu já disse em artigos anteriores, todos nós nascemos dentro de um Ovo Áurico. E permanecemos nele desde nosso início até nossa libertação total do Samsara ou Roda das Encarnações. Neste Ovo estão contidos todos os níveis de Matéria Cósmica, desde o mais denso, a matéria deste mundo em que vivemos encarnados e que corresponde ao nosso Corpo Físico, até o mais sutil, a matéria que conforma nosso Corpo Divino, o qual ainda nem de leve foi estimulado por nós. Até agora, neste longo caminho evolutivo que nosso espírito já percorreu, só três corpos foram realmente estimulados e postos em funcionamento pelo nosso Espírito:

a) o Corpo Mental (mas neste, o subplano de Matéria Mental Inferior é o que está plenamente ativo). O subplano de Matéria Mental Superior ainda se encontra fracamente estimulado. Daí a dificuldade dos seres humanos em apreender os ensinamentos Ocultos e Teológicos, pois estes requerem capacidade de raciocinar com pensamentos arupa, ou seja, sem forma, o que a maioria esmagadora da humanidade não consegue.

b) O Corpo Astral (aqui, também, o subplano de Matéria Astral Inferior, que se corresponde ponto a ponto com os subplanos Mentais Inferiores, é o que está mais estimulado. Os subplanos do Plano Astral Superior, que vibram em consonância com os subplanos do Plano de Matéria Mental Superior estão fracamente estimulados). Daí a facilidade de responder emotivamente com reações emocionais densas, pesadas, prejudiciais à Evolução do Espírito, como a ira, o rancor, a mágoa, a inveja etc…

c) O Corpo Físico – Aquele que responde às exigências dos dois primeiros.

No alto do Ovo Áurico, à altura do braço direito estendido para cima e com a mão aberta, está o Corpo Egóico, a verdadeira morada de Deus no Homem. Estimule este Corpo e você despertará Deus em si. Isto encurtará sua estada na Roda do Samsara.

No alto do Ovo Áurico, à altura do braço direito estendido para cima e com a mão aberta, está o Corpo Egóico, a verdadeira morada de Deus no Homem. Estimule este Corpo e você despertará Deus em si. Isto encurtará sua estada na Roda do Samsara.

Estes “corpos de manifestação” não podem funcionar se não estiverem vitalizados diretamente pelo Espírito encerrado no Corpo Egóico, ou o Corpo do Ego Superior. Este corpo egóico é, por sua vez, outro pequeno ovo de matéria búdica, onde se encerra o verdadeiro Espírito em Evolução, a Chama Crística, Arcano representado pelos Judeus na Arca da Aliança. Este ovo fica na parte superior do Ovo Áurico que nos envolve como um todo. O corpo egóico só pode ser alcançado através de intenso trabalho de concentração, aliado à prática constante da Caridade com desprendimento total daquele que a realiza, o que requer uma grande força de vontade da pessoa.

No viver comum, o Corpo Egóico é suavemente estimulado quando a pessoa emite pensamentos que fazem vibrar os subplanos superiores da Matéria Astral Superior que existe dentro do Ovo Áurico. Na prática de exercícios yóguicos específicos, a pessoa pode estimular o fio de ouro ou Antakarana, que prende os três corpos de manifestação ao corpo egóico. Com esta estimulação, a pessoa “desperta” a atenção de seu Espírito para a parte inferior que constitui a pessoa social ativa, viva no mundo denso. Então, quando desperto para esta pessoa social, o Espírito imediatamente entra em ação para corrigir tanto pensamentos quanto reações emocionais errados que a pessoa tende a emitir de si. Com isto, o Espírito não somente acelera sua própria Evolução, como também evita que sementes cármicas já desabrochadas ou ainda em criação venham a perturbar a pessoa social. O Antakarana é, pois, o caminho mais direto que há para que alguém se livre da Roda do Samsara. Basta que a pessoa social faça vibrar este cordão e seu Espírito, desperto para a existência desta parte inferior que geralmente ignora, ajuda-a a avançar rapidamente na Senda da Evolução. Ele se beneficia e beneficia a pessoa enquanto viva no mundo das formas.

Agora, vamos aprender um pouco sobre o que seja o Sutratma. Nossos Espíritos são porções de matéria monádica emitidas da Mônada Humana. Estas porções monádicas constituem os corpos de nossos Espíritos, cuja Vida lhes vem diretamente da Essência de Deus. É esta Essência que forma a Natureza Divina do Homem.

Ao longo das várias transmigrações, o Espírito ganha inúmeras Identidades (ou Personalidades). Estas Identidades são formadas em épocas distintas e, por isto, diferem bastante entre si, pois são fruto do desenvolvimento social da época em que existiram. Quando ocorre o desencarne do Espírito, a essência de cada Identidade, perdidos seus corpos Físico, Astral e Mental, fica aprisionada no Cordão de Prata que liga a gota monádica ou corpo espiritual à Mônada Humana. O Sutratma é, portanto, uma espécie de “arquivo morto”, onde, futuramente, o Espírito pode consultar sua História Evolutiva, “folheando” cada uma das suas Identidades vividas ao longo de sua Evolução. Em poucas palavras, isto é o Sutratma. Você acaba de aprender um pouco mais sobre sua constituição divina. Faça bom proveito e

NAMASTÊ!

.