"Pô, fiz aquela m... E agora? Como é que vou sair da entaladela?"

“Pô, fiz aquela m… E agora? Como é que vou sair da entaladela?”

E a incompetência continua de vento em pôpa. Em Goiânia, o Prefeito Paulo Garcia está mais perdido que cego em tiroteio. E o danado perdeu até a bengala. Explico: a moda, desde quando o Lulão tomou o Poder, não é dar posse a concursados, mas sim contratar um exército de pessoas que necessitam desesperadamente de ganhar uma média de R$ 780,00 a 1.200,00 para não passar fome. No Centro-Oeste, em que pese as mentiras veiculadas pela TV, emprego na iniciativa privada é raro. Há um bolsão de indústrias em Anápolis, mas elas não dão nem pra saída em se tratando da demanda de desesperados que há por aqui. Então, os Polititicas deitam e rolam. Contratam os “a perigo” e lhes impõem a obediência cega a todas as desfaçatezes que levam a cabo. Nenhum dos contratados é besta de denunciar o chefão, pois sabe que ele, Zé Ning desclassificado, será o primeiro a ser imolado na fogueira da corrupção. O Polititica, com total cobertura do Ministério Público, principalmente em se tratando de currutelas como Senador Canedo, ou Caldas Novas, ou outra de mesmo porte, onde os da Lei são tão ou mais coruptos que os Polititicas em ação, nunca se acusará como culpado. Ele não rasga dólares nem come m… Eles e os “togados” se locupletam que é uma maravilha.

"Eis o homem dos sapatos com solado de feijões saltadores. Não faz nada pelos Zé Nings. Só defende a turma do ouro. Mas na hora de pedir voto... Que cara de pau!"

“Eis o homem dos sapatos com solado de feijões saltadores. Não faz nada pelos Zé Nings. Só defende a turma do ouro. Mas na hora de pedir voto… Que cara de pau!”

Pois bem, a bengala de qualquer Prefeito são os contratados. Mas quando estes chegam a estourar a folha de pagamento a ponto de obrigar a Prefeitura a não horar seus compromissos com as empresas gulosas, que são como carrapatos em cachorro, o bicho pega feio. E os goianienses estão aprendendo como é que isto acontece. Paulo Garcia não pode demitir em massa, pois os contratados são sua bengala para a reeleição. Sem os votos deles, o barco do distinto afunda. Vai daí que o Prefeito goianiense não paga as empresas “contratadas” através de licitações absolutamente duvidosas e elas, danadas da vida com o calote, retiram seus caminhões das ruas. E a cidade fica sem asfalto, sem substituição de lâmpadas queimadas nos postes (embora nós continuemos a pagar uma taxa absurda pela iluminação da rua), sem coleta de lixo… Enfim, a cidade fica literalmente às moscas. Vem a chuva, as ruas se esburacam, carros somem dentro deles e a Prefeitura, apesar da grita geral, não tem condições de fazer nada. E é aí que toda a sapiência polititica vem à luz. Idéias pasmantes, como colocar qualquer caminhão velho, caindo aos pedaços, para fazer a coleta “meia-boca” a fim de enganar os Zé Nings. Mas estes já começam a ficar escolados e não mais engolem a peta do trabalho “meia-boca”, coisa certa de todo polititica que se preza.

Eu critiquei a falta de competência para planejar. Mas não adianta saber planejar, se o Polititica se guia pela cartilha desgastada do compadrio e do apadrinhamento.

Eis Senador Canedo. Menorque o bairro do Méier, no Rio de Janeiro. Mas o sumidouro de dinheiro público alí é de espantar até o diabo em pessoa.

Eis Senador Canedo. Menor que o bairro do Méier, no Rio de Janeiro. Mas o sumidouro de dinheiro público alí é de espantar até o diabo em pessoa.

As cidades interioranas estão desaparecendo graças à Globalização da Informação. Não há mais aquele matuto ou aquele tabaréu divertido, não. Em qualquer cidade do interior de Goiás você vai encontrar Hiunday, Corolla, Ford Fusion, Ford 250 e todas as enormes caminhonetas que valem mais de CR$ 150.000,00 facilmente. Em cada casa, por simples que seja, há uma TV e pelo menos um computador perto, onde o outrora tabaréu pode ir se “logar” para se informar do que anda pelo país. Embora, como tabaréu que continua sendo, prefira as asneiras que na internet há às toneladas. Ainda assim, eles estão muito mais informados do que os seus recém-antepassados da década de 90, quando aqui cheguei.

Os tabaréus se informaram e se informatizaram. E informados e informatizados, mas não instruídos na escola, logo aprendem o caminho da Polititica. E uma vez que aprendem este caminho e compreendem que é o único modo de enricar e “ser respeitado” como “doutor”, eles não hesitam: filiam-se a um partido e lá se vão para a maquinhinha safada das eleições. Pronto. Com um partido a lhes dar apoio, logo engrenam uma vereança, o começo da senda da polititicagem… E da riqueza fácil. Vejam o exemplo do filho do Lulaça Cachaça. Não entende patavina de Política, mas tem PhD em corupção e politicagem. Só um asno de seu porte iria, na qualidade de Vereador, para as páginas sociais “trabalhar” para sujar seus adversários  políticos, esquecendo-se de que não foi para isto que o povo deu ao seu Partido o voto de confiança.

Falou de coroné? Óia eu aqui! Sou o mais antigo e ainda tô na "Escola de Samba Mete a Mão que é Nosso"

Falou de coroné? Óia eu aqui! Sou o mais antigo e ainda tô na “Escola de Samba Mete a Mão que é Nosso”

E se você quer ouvir o festival de zurros que eles jogam no ar, assistam os programas de propaganda política gratuitos. Os him-hom fazem doer nossos ouvidos. Mas é a LEI. Eles estão dentro da Lei e os Zé Nings não podem fazer nada a não ser aguentar e esperar que este mau tempo passe… Até o próximo.

E enqunto eles zurram em nossas caras, o país vai-se danando mais que nunca. Obras inacabadas, mas que já engoliram bilhões (dêem uma geral nas contas das Gutierrez e das Odebrecht e vão ver onde foi parar este rio de dinheiro público. E a troca de absolutamente nada) estão por toda parte. Mas ninguém vai verdadeiramente à luta, porque não sabe nem por onde começar. É o que dá eleger “coronés” para os postos de comando. Educação = zero e povo ignorante de tudo. Até de como se defender.

Quando será que o país vai acordar de verdade para a guerra que tem de travar a fim de se livrar dos maus partidos e mudar a Constituição para lhes tirar certos poderes que só os faz inimigos da Nação?

Acho que só o Espaço sabe, mas ele não tem boca, né?