O "Decífra-me ou te devoro" continua firme mesmo nestes séculos de tecnologia...

O “Decifra-me ou te devoro” continua firme mesmo nestes séculos de tecnologia…

Orozimbo chegou quando eu, cansado de estudar para a prova de inglês, estava procurando meus velhos alfarrábios para fazer a numerologia de uma criança que ainda está em gestação. Sua mãe me pede que lhe diga qual é o nome mais favorável para ela: TAMIRES DE MEDEIROS VIEIRA, ou THAMIRES DE MEDEIROS VIEIRA ou, ainda, THAMYRES DE MEDEIROS VIEIRA. Só que o principal dentre os livros de que preciso não sei onde encontrá-lo. É muito antigo e já não mais há edições dele, por isto, preciso encontrar meu exemplar. Está aqui em casa, eu sei. Mas o diabo é descobrir onde.

— Quem é a dona? — Perguntou meu amigo, depois de levar cinco minutos tentando ler os nomes. Eu não o ajudei, pois ele anda muito orgulhoso de ter aprendido a ler com seu netinho. Além disto, nada melhor que vencermos nossas dificuldades por nossos próprios esforços.

"Se segura que eu estou chegando..."

“Se segura que eu estou chegando…”

— Alguém que ainda vai nascer… — Respondi sem o olhar. Ele permaneceu me olhando com o cenho franzido, esperando maiores esclarecimentos. Como eu não disse mais nada, ele voltou à carga.

— E quem é a tar qui ainda vai nascê e pruqui é qui vancê tá preocupado cum ela?

— Eu não estou preocupado com ela — respondi, desta vez olhando-o nos olhos. — Trata-se da filha de minha filha.

— Ah, sua netinha, né?

— Não. Não é minha netinha.

— Uai, mas é fia de sua fia. Entonce, é sua netinha, ora.

— É complicado, meu velho. Mas eu não a considero minha netinha. É minha descendente, mas não minha netinha.

— Quer me ixpricá mió? Véi num tá intendendo. Se uma guria é fia da fia de arguém, entonce, tem de sê neta deste arguém. Vancê tem uma netinha pela quá é apaixonado, num é? E ela é fia de seu fio. Entonce, pru qui é qui esta otra num é sua netinha?

— Nenhuma das duas é minha netinha, meu amigo. Ambas são minhas descendentes, pois levam meus genes, gostem ou não, seus pais. Mas não fazem parte de minha família – os Britos. Meus filhos não lhes deram este sobrenome porque o julgam azarento. E é verdade que sou apaixonado pela primeira. Mas isto não significa que eu a considere minha neta. Ela crescerá e o nome de minha família não mais aparecerá nas descendências minhas. E se renegam meu nome, então, negam-lhe o direito a um avô Brito.

Orozimbo boquiabriu-se e me olho de olhos arregalados.

— Isso aí é serio, home?

— É, meu amigo. É seriíssimo para mim. Sou da velha guarda. Nome de família para mim é importante. E eu me orgulho da descendência Brito que tenho.

— E… mermo num aceitando a minina cuma sua neta, vancê vai fazê esse istudo aí?

— Se fiz para dezenas de pessoas que nem conheço, por que não para ela?

Orozimbo coçou a carapinha desconcertado. Então, com um suspiro, perguntou:

— E o qui é qui diz aí seus cunhecimento a respeito do nome qui sua fia iscuieu pra fia dela?

Arcano 23 - O Lavrador. Aquele que trabalha sem esmorecer em busca de sucesso em seus empreendimentos.

Arcano 23 – O Lavrador. Aquele que trabalha sem esmorecer em busca de sucesso em seus empreendimentos.

— Bom, a primeira opção, TAMIRES DE MEDEIROS VIEIRA, tem como Arcano Regente o 23; e tem o Arcano Três como Arcano Sombra. O Arcano Regente do nome completo é bom. A criança traz forças cósmicas para desenvolver uma Identidade Individual forte, amigável, comunicativa e honesta em seus propósitos e seus objetivos. Mas é preciso notar que uma Identidade é fruto principalmente da interação dos pais com a criança e da sabedoria deles em lhe ensinar o Caminho do Bem. Não adianta trazer bons fluídos, se a família em que se nasce é destrambelhada. Uma criança fruto de família assim, enfrentará muitas batalhas que irão atrapalhar suas chances de vitória. Poderá continuar firme em seus propósitos nobres, mas terá suas oportunidades subtraídas e solapadas por seus genitores…

— Cuma aconteceu cum vancê, né?

— Não cabe comparações, mas podemos dizer que minha história de vida se enquadra neste quadro.

— O qui é o tar de Arcano Sombra?

— É o Arcano que está na Força do Nome, mas nunca é levado em conta pelos tarólogos na hora de estudar as influências destes Arquétipos Universais sobre o indivíduo. O Arcano Três é muito bom e tem muita força. Ele entrará em ação se e quando os pais fracassarem na formação da Identidade Individual da filha. Ele dará a ela objetividade, tenacidade para enfrentar os dilemas da vida, arguciosidade para perceber as mínimas oportunidades de anular as más forças sociais e de amizades. Enfim, ele será o barco salva-vidas se o navio familiar afundar.

Geralmente as pessoas têm seus nomes reduzidos a apelidos. Por exemplo: Josefa geralmente é reduzido a Zefa ou Zefinha. Do mesmo modo, Tamires tenderá a ser reduzido a Tami. Esta redução tem o Arcano Quatro, Solar, como o Regente Positivo. Uma vez esta redução predominando, será o Arcano Quatro, Solar, o que vai reger a vida da garota. Ele lhe conferirá  Inteligência equilibrada, que não despreza o plano utilitário. No entanto, buscará sempre a conciliação entre as disparidades, mas não terá a tendência a se sacrificar quando houver terceiros envolvidos nos conflitos.

Mas a redução do nome tem o Arcano Lunar, Negativo, e este Arcano poderá preponderar se a educação da criança não for muito firme e bem direcionada para objetivos nobres e honestos. A figura do Pai, muito mais do que a da Mãe, será importantíssima na formação da Identidade Social desta criança. É nesta figura paterna que ela vai encontrar um modelo que a guiará como uma bússola por toda a vida e que estimulará o Arcano Solar para se manifestar em detrimento do Arcano Lunar. Este Arcano, o Lunar, tende a levar a pessoa para os vícios, principalmente os que dizem respeito às práticas sexuais depravadas; a mentira, a falsidade e a uma teimosia altamente prejudicial. O pai carnal desta criança, portanto, tem uma responsabilidade pesada diante do Cosmos.

E vou parar por aqui, pois teria de escrever um livro para falar de todas as probabilidades possíveis e prováveis para o Destino desta criança.

  Entoce, home, esta premera forma do nome num é ruim, mas vai sê um desafio para o home pai de sua… descendente, se é qui véio intendeu dereito o qui vancê dixe.

— Verdade. Mas dentro dos estudos cabalísticos e ocultos, nenhum nome, nem mesmo o de Yehoshua bar Yoseph consegue ser totalmente puro e limpo de perigosos Arcanos Lunares. É a pesada Lei da Terceira Dimensão.

— E se a criança ver a sê chamada somente pelo premero nome completo?

— Tamires? Bom, este nome tem como guardião um Arcano Pesado – o Arcano Sete, que promete lutas árduas, batalhas travadas tanto no campo emocional, quanto no campo legal ou no econômico-financeiro. As vitórias nunca são plenas, mas parciais e a luta continuará até o final da existência da pessoa na terra. Geralmente, ajudada pelo seu Arcano Solar, ela vence os embates, mas haverá sempre alguns em que as perdas serão fortes e as emocionais, as do coração, bastante dolorosas. Mas ainda falta eu verificar o Arcano Oculto, que é o Regente Cósmico do nome. Para tanto, vou precisar de meu alfarrábio desaparecido. E como sou um preguiçoso danado de bom…

— Vai demorar munto pra vancê se dispô a percurá o tar arfarrabo, né?

— É.

— E vancê já feiz o istudo dos otro nome?

— Não totalmente. 

— Entonce véi vai aguardá pra sabê cuma é qui é.

— Eu também, eu também, meu velho.

— Véio vai simbora qui tá tarde. Inté mais vê, home. E boa sorte aí nesse trabaio.

— Obrigado, meu velho. Até mais ver.