Macedo enterra um de seus êmulos. Nem assim se dá conta de que ele também está próximo de ir para o buraco.

Alguns pensam que aqui é o fim. Engano. Aqui é mais um recomeço…

Espero que você que me leu no artigo anterior tenha entendido bem minha intenção: esclarecer que mesmo no Além Túmulo, o Espírito não se livra facilmente do domínio da Identidade desenvolvida na vida encarnada. Identidade que é conhecida vulgarmente como Personalidade. E isto porque esta Identidade está fixada intensamente nos três corpos inferiores do Homem: o Corpo Denso ou Orgânico, eminentemente sensorial; o Corpo Emocional ou Astral; e o Corpo Mental ou Psíquico. Estes três corpos foram criados com a exclusiva função de permitir ao Espírito viver, aprender, compreender e atuar na Terceira Dimensão.

O que a Psicologia chama de Personalidade ou Identidade, a Teosofia denomina de “Alma Mortal”. No espiritismo reconhece-se e se aceita o Duplo Etérico (D.E.), mas a ele chamam de perispírito e não parece que compreendam verdadeiramente a natureza desta estrutura. No artigo anterior tentei dar uma panorâmica sobre a estrutura do tal perispírito, de modo a esclarecer o quanto ele é uma prisão terrível para o Espírito Verdadeiro.

Assim é a Terra em seu interior. Mas não é tão bonitinha como parece...

Assim é a Terra em seu interior. Mas não é tão bonitinha como parece…

Vamos, agora, falar do Mundo que há no Sub-Plano Etérico. A Matéria deste subplano começa no NIFE, em seu centro, e vai até 15 mil metros acima da superfície da Terra, ou seja, até o limite da Troposfera. O raio da Terra, medido a partir do NIFE e até o nível do mar é de 6.371 km; e a Matéria do Sub-Plano Etérico que parte do centro do NIFE vai até 77 centímetros acima do nível do mar e é conhecida como Mundo da Escuridão, entre os estudiosos da Magia. Esses 77 cm são de importância fundamental para se compreender a violência e os acontecimentos aberrantes do Comportamento Humano visto e analisado pelas ditas “Ciências Ocultas”. Até o início do Século XX, o Mundo da Escuridão chegava a até 77 cm abaixo do nível do mar. Isto significava que não havia nenhum contato do Ovo Áurico dos encarnados (pessoas comuns) com as entidades desesperadas que vivem no HADES ou INFERNO, como queiram designar o Mundo da Escuridão, pois a parte inferior de seus Ovos Áuricos não atingia nenhuma parte daquela região altamente perigosa para os entes sociais deste mundo social denso em que vivem os encarnados. Mas a partir do início daquele século as Sociedades Humanas (países) progrediram muito em Conhecimento Materialista. As Ciências Pragmáticas tomaram um avanço espetacular, mormente depois das duas Guerras Mundiais, e isto fez que O SAGRADO fosse rebaixado de importância. Claro que o Clero Católico e Protestante teve papel destacado na derrocada do SAGRADO no Espirito Humano e fez que, com esta perda, o D.E. passasse a ser formado segundo uma visão  materialista acima de tudo. A RELIGIÃO se desgovernou, se aviltou mais do que já vinha sendo aviltada e o D.E. ganhou em força, enquanto o Espírito perdia terreno na mesma proporção. Concomitantemente com este ganho de poder do D.E., também ganharam destaque e força os desequilíbrios psico-emocionais nos indivíduos e afecções absolutamente desestruturadoras do D.E. e envenenadoras do OVO ÁURICO surgiram aos borbotões, ensejando a criação da PSICANÁLISE e da PSICOLOGIA CLÍNICA numa tentativa do ESPÍRITO para recuperar o terreno perdido. Mas isto vou abordar muito à frente.

Até 77 cm acima do nível do mar encontramos Duplos Etéricos voltados para os anseios mais baixos dos vícios carnais e eles podem grudar-se a nós como carrapatos.

Até 77 cm acima do nível do mar encontramos Duplos Etéricos voltados para os anseios mais baixos dos vícios carnais e eles podem grudar-se a nós como carrapatos.

Voltando aos 77 cm. Na medida em que o Materialismo predominava na Sociedade Humana, relegando a segundo plano o SAGRADO, as más ações comportamentais e emocionais dos humanos caíram como chuva para dentro do Mundo da Escuridão e este, como acontece agora com os oceanos, foi aumentando de volume e seu limite está, atualmente, nos 77 cm acima do nível do mar. Isto quer dizer que se tornou muito mais fácil às entidades “trevosas”, os D.E. desorientados e apegados a vícios de todas as espécies e que sofrem os desequilíbrios psico-emocionais mais aberrantes, atacarem a parte inferior dos Ovos Áuricos dos humanos descuidados e desinformados quanto à Verdadeira Religião. Nunca o ensinamento do Cristo esteve tão longe da Raça Humana, em que pese a gritaria dos evangélicos e as guerras fratricidas absurdas dos muçulmanos.

Percebe, agora, o quanto este assunto é sério? Pois eu lhe digo que você ainda não “sabe de nada, inocente…”

Mas mesmo sendo um “inocente”, você já deve ter desconfiado do quanto é importante o trabalho do Psicólogo Clínico que tenta recuperar a sanidade para os D.E. que lhe chegam às mãos. Eles, de meu ponto de vista, são muito melhores que os médiuns em seus trabalhos nos terreiros, nos centros espíritas e onde quer que trabalhem, pois a estes falta um conhecimento mais profundo sobre assuntos relativos aos desequilíbrios psico-emocionais graves, os quais, já deu para notar, seguem integralmente para o outro lado depois do fenômeno a que denominamos de “morte”.

Fica aqui a chamada de atenção para o assunto acima que é vasto, vastíssimo mesmo. Queria somente açular sua curiosidade porque sem ela, você já teria desistido deste assunto tão “fora do contexto dos Gálaxies S-III e similares”.

"O meu reino é deste mundo e vocês estão nele. E continuarão nele para sempre."

“O meu reino é deste mundo e vocês estão nele. E continuarão nele para sempre.”

O Mundo da Escuridão se divide em 9 círculos, denominados pelos MAGOS de círculos infernais. Cada Círculo Infernal difere do outro por sua maior densidade à medida que se aproximam do NIFE. Em cada Círculo Infernal existem milhares de “casas” destinadas a Duplos Etéricos ou Almas Mortais empedernidas na prática de atos contra-evolutivos espirituais.

A Matéria Etérica que vai de 77 cm acima do nível do mar até o limite estimado para a troposfera, ou seja, até 15.000 metros acima do nível do mar, é constituída de átomos etéricos muito mais sutis do que aqueles que constituem os Círculos Infernais. É neste limite máximo de 15 km acima do nível do mar que surgem as Construções Maravilhosas criadas pelos Duplos “Superiores”, como a famosa cidade Nosso Lar, descrita por André Luiz em sua primeira mensagem aos encarnados.

A Matéria Astral ou Emocional que acompanha a Matéria Etérica desde mesmo o centro do NIFE, estende-se até o limite estimado para a MESOSFERA, ou seja, até o limite de 50 mil metros acima do nível do mar.  A Densidade das várias camadas ou círculos Astrais correspondem harmonicamente àquela dos Círculos Infernais Etéricos e dos Círculos Superiores ao redor da Terra. Mas há uma parte, a que se projeta para além do limite da TROPOSFERA (num total de 35 mil metros ou 35 km), que possui círculos que não têm qualquer relação de correspondência com algum outro no Mundo Etérico. No entanto, eles se correspondem com círculos de Matéria Mental até determinado número de círculos. Falarei disto quando seja oportuno.

A Matéria Mental vai do centro do NIFE até o limite estimado para a TERMOSFERA, isto é, até a 80 mil metros acima do nível do mar. Na parte em que interpenetra a Matéria Etérica e a Astral, sua densidade é diretamente proporcional em densidade à daqueles círculos que compõem as duas outras qualidades materiais.

Além das três qualidades de matéria de que venho falando e que nos dizem respeito diretamente porque os três corpos de que somos constituídos já as possuem ativadas em si, temos o Corpo Búdico, constituído de matéria pertencente ao Plano de Matéria Búdica. Em nós, humanos, pouquíssimos foram os que ativaram o Corpo Búdico em si e eles foram os grandes Avatares que são adorados e comentados em todas as partes do nosso planeta. A Matéria Búdica vai do centro do NIFE até o limite estimado para a ESOSFERA (0u EXOSFERA), a 550 mil metros de altura.

Há outros círculos de Matéria Cósmica sutilíssima que, partindo do centro do NIFE terrestre chegam a alturas extremas, ultrapassando os limites dos círculos lunares, mas os Planos destas Matérias sutilíssimas não nos interessam, pois os corpos que nelas possuímos estão muito longe, uma quantidade inimaginável de MANVANTARAS de Evolução Espiritual para que finalmente sejam estimulados.

Dei a você, leitor, uma pálida idéia do que seja a constituição do INFERNO/PURGATÓRIO e do CÉU de que tanto se fala e quase nada se sabe. Agora, vamos voltar aos planos inferiores, onde estávamos no artigo anterior.

A Terra está se desertificando. Já é feia quando fotografada lá de fora. Temos muito pouco tempo para nos salvarmos do pior.

A Terra está se desertificando. Já é feia quando fotografada lá de fora. Temos muito pouco tempo para nos salvarmos do pior.

Desgraçadamente e não sei por qual razão, nós, enquanto espíritos, caímos no poço da MATÉRIA DENSA e aqui estamos a nos debater há milhões e milhões de séculos, quase sem qualquer resultado. Pouquíssimos de nós conseguiram atingir o estado Búdico, aquele no qual somos finalmente retirados do poço terrível onde caímos desde sei lá quando (e ainda estamos caindo, a Raça Humana, desde quando aconteceu a “queda” do Arcanjo Luzbel).

A fim de que o Espírito Humano tivesse uma proteção contra as forças ctônicas terríveis que passaram a engolfá-lo num rodamoinho inimaginável de volutas incandescentes destruidoras-reconstrutoras do Planeta Terra que amadurece nos três sub-planos dos três Planos de Matéria Cósmica mais próximas de seu corpo denso, entidades ditas “angelicais” (das quais não vou falar ainda), dotaram-no de uma estrutura fantástica, extremamente forte, capaz de preservar o frágil envoltório onde permanece o Espírito Humano, a Centelha Divina de que nos falou o Cristo. Este envoltório é conhecido na Teosofia e no Ocultismo em geral sob a denominação de OVO ÁURICO.  “Áurico” porque inicialmente por ele percorria uma luz dourada muito semelhante àquela emanada do ouro. Esta luz dourada intensa fluía do Espírito, puro ainda dos vícios e das mazelas da Alma Mortal que seria criada no cadinho das emoções e dos pensamentos e idéias nascidas no Inferno onde conhecimentos desnecessários lhe seriam dados (isto está simbolizado na Tentação do Cristo, na Bíblia). O Espirito foi enclausurado numa outra estrutura DENTRO do Ovo Áurico, conhecida pelos Teosofistas e Ocultistas em geral sob a denominação de CORPO EGÓICO. Este Corpo Egóico é feito de MATÉRIA BÚDICA, pois o Espírito Humano é constituído nesta Matéria muito superior. E sendo de matéria extremamente sutil, além do alcance da Alma Mortal, o Espirito está resguardado das imperfeições desta estrutura passageira, mas importante para o mundo denso onde criamos nossas Sociedades.

Está entendendo? Esforce-se, pois isto é fundamental no início da aprendizagem do que é dito “oculto”.

As sociedades e as “culturas” que surgiram e se transformaram para pior ao decorrer da História Universal e desapareceram ao longo do tempo de suplício do Espírito aprisionado na Matéria Inferior não são importantes em nada para a Evolução Verdadeira do Espírito Humano. Elas apenas, desgraçadamente, fortificam um monstro chamado entre nós de Identidade ou Personalidade e, entre os Teosofistas e Ocultistas, de Duplo Etérico (D.E.).

Está entupido? Calma. Levanta, inspira e expira várias vezes para se acalmar que ainda vem muita lava fervente pela frente. Então, vamos adiante.

Façamos um pequeno resumo para fixação. Primeiro, o Sistema Solar não devia fazer parte de nossa Evolução Espiritual. Por alguma razão desconhecida e jamais revelada, caímos no Sistema e agora amargamos um esforço danado para escapar de sua força incomensurável.

A forma amarela no ápice do Ovo Áurico pode ser tomada como a representação  do Corpo Egóico, a morada do Verdadeiro Homem.

A forma amarela no ápice do Ovo Áurico pode ser tomada como a representação do Corpo Egóico, a morada do Verdadeiro Homem.

Em defesa de nosso Espírito foram criadas duas estruturas protetoras. A primeira, o Corpo Egóico, um envoltório de Matéria Búdica, a que é apropriada para proteger a Centelha Divina que somos nós verdadeiramente. A segunda, o Ovo Áurico, que deve proteger-nos e ser defendido por nós, de todas as mazelas sensoriais, emocionais e mentais, evitando, assim, que tais doenças atinjam e adoeçam o Espirito, lançando-o no caminho do desfazimento eterno.

Durante todo o tempo em que estamos na Terra, jamais nascemos destituídos do Ovo Áurico. Ele é constituído de três camadas de matéria densa, a saber: uma camada externa, constituída de Matéria dos quatro Sub-Planos do Plano de Matéria Mental Inferior. Nesta camada estão gravadas todas as emanações em forma de cores, geradas por nossos pensamentos, nossas imaginações e nossas fantasias. Enquanto o Ovo Áurico for necessário, nele serão sempre aprisionados, em forma de cores variadas, as produções mentais de nossa Identidade ou Alma Mortal.

A seguir, envolta pelas camadas de matéria mental inferior, vem um envoltório de Matéria Emocional ou Astral. Este envoltório também se constitui de matéria oriunda dos quatro sub-planos do Plano de Matéria Astral Inferior e cada qual se corresponde diretamente com aquelas camadas do envoltório de matéria mental de equivalente densidade. Aqui, também, ficam registrados, em forma de luz de variada coloração, os efeitos das reações emocionais diversas que sofremos durante nossas vidas seqüenciais.

Finalmente, envolta pelas camadas de matéria astral inferior, vem um envoltório de Matéria Etérica. Este envoltório é constituído da matéria densa dos subplanos Etérico, Super-etérico e Sub-atômico. Finalmente, no centro do Ovo Áurico está aquilo que faz de cada um de nós um Ser Social – a Identidade Social desenvolvida através da educação e da modelagem no lar, na Escola, na Sociedade Civil.

Como você pôde perceber, nosso Espírito foi resguardado o mais que possível contra o ataque da violência dos mundos inferiores. As camadas de matéria, nos respectivos sub-planos, são organizadas da mais densa para a menos densa, de modo que a crosta mais dura, digamos assim, está na parte interna e a mais fluídica na parte externa.

"Nosso Lar" tal como descrito por André Luiz e retratado no cinema.

“Nosso Lar” tal como descrito por André Luiz e retratado no cinema. Para cá vêm os Duplos Etéricos dos que perderam o envoltório físico.

Nenhum Espírito humano, por mais longa que seja sua vida subindo-e-descendo morte após morte, perde o Ovo Áurico. Ele é sua proteção máxima contra a destruição da própria Centelha Divina. No entanto, os vícios do álcool, das drogas, dos condimentos fortes, do coito exagerado e promíscuo, do apego ao trabalho, do apego ao ganho pecuniário e a tantos e tantos outros “atrativos” sociais puramente materiais tendem a endurecer os dois envoltórios mais externos e mais flexíveis do Ovo Áurico, o envoltório de matéria Etérica e o envoltório de matéria Mental. Endurecidos, eles se tornam quebradiços e levam ao aparecimento de “buracos” na sua estrutura protetora que já não mais existe, o que se torna um desastre sem tamanho para a Identidade Individual. Esta é avassalada por inúmeros inimigos do baixo etérico, como obsessores e larvas imundas que aos poucos a conduzem à degradação. Um exemplo gritante desta verdade são os ataques que sofrem os alcoólatras que vêem monstros comendo suas carnes e se rasgam todo aos gritos de “tirem isto de mim!” .

Terrível, não? Agora, veja você. Em vez de ensinar esta realidade invisível, mas nem por isto menos real, aos seus fiéis, as religiões exotéricas apegam-se a mímicas ritualísticas e cânticos histéricos com gritos e caretas de “adoração histérica” a um Deus inócuo, absolutamente inócuo. É, neste caminho ainda vamos permanece por aqui muitos manvantaras… Se a Terra não sucumbir aos nossos ataques antes disto.

Paciente psiquátrico em crise de abstinência alcoólica. Ele vê e sente monstros que os "sadios" não vêem.

Paciente psiquiátrico em crise de abstinência alcoólica. Ele vê e sente monstros que os “sadios” não vêem.

Bom, você precisa conhecer alguma coisa sobre sua estruturação invisível para compreender o que desejo falar ao abordar os trechos que escolhi do livro que citei em meu primeiro artigo sobre este tema fascinante (para os que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir, claro).

Até agora você aprendeu muito sobre a constituição invisível do planeta em que nasceu, assim como também aprendeu muito sobre sua própria constituição invisível aos mecanismos da visão densa, sensorial. Deve estar ciente, a esta altura, que seu Duplo Etérico é quem manda e desmanda em sua vida e, não, seu corpo físico, mero acessório necessário para seu viver nos subplanos densos do sólido, do líquido e do gasoso.

Aprendeu que seu Duplo Etérico se estrutura na forma do que nós chamamos pomposamente de PERSONALIDADE e que eu prefiro denominar IDENTIDADE. Aprendeu que ele é quem aprende, quem sente sensorialmente e emocionalmente. Aprendeu que seu Espírito está dormindo no casulo denominado de Corpo Egóico, feito de Matéria Búdica, todo protegido do perigo que é o Duplo Etérico para ele. E aprendeu que a IDENTIDADE se torna uma ALMA VIVENTE, que tem consciência de si, que tem carradas de valores e de conhecimentos e que levará a eternidade organizando o mundo ao seu redor de conformidade com aquilo que lhe deram como CERTO e BOM. Não importa que ete mundo seja denso ou sutil. O que importa à IDENTIDADE é que esta ALMA MORTAL não sabe viver integrada a realidades bem diversas desta em que foi criada. E isto você pode ver nos filmes de ficções em que ninguém consegue “inventar” seres alienígenas que não possuam corpos densos, cabeça, tronco e membros tal e qual o que possui nesta dimensão planetária da Terra.

Você, se é a primeira vez que me lê, deve estar extasiado e atônito com tanta informação. Mas se chegou até aqui, parabéns. Você está no caminho e acertou com a porta de entrada para sua busca da Verdade. Não desanime. Tento colocar em palavras simples e de modo direto o que você encontrará rebuscado e disfarçado em vetustos volumes de Ocultismo, de Budismo, de Teosofia e sei mais lá o quê.

 Vou dar um descanso para fazer um bolo, pois quando estou cansado a cozinha é minha melhor distração. Em outro momento voltarei para lhe dar maiores informações sobre o que somos aqui em baixo e porque os Espíritas se enganam até quando estão do outro lado e pensam que alcançaram níveis elevados e “celestiais” de Evolução Espiritual.

Até lá e

NAMASTÊ.