"Luiz Vaz de Camões, poeta português, enxerga mais por um olho que os outros pelos três".

“Ainda bem que já morri faz séculos. Eu não agüentaria isto, pode crer”.

Elex xegaram cedo. Maix ou menox ax 10 horax. Felício vinha agitado e parecia anciozo. Vera, não. Ela estava alegre e seu sorrizo impregnava o ambiente. Eu tinha passado a noite no sufoco. A temperatura aqui anda queimando, durante o dia. À noite, a cekura no ar chega até 12 % da umidade natural. Isto receka a pele e ela arde e koça muito. Além deste incômodo, o brilho da luz solar receka os olhox e elex ficam como si estivecem com areia, o que incomoda demaix. Como sI não bastace, o muco seka nox ossox da face, o nariz entope e quando a gente forsa a limpeza com um espirro criado, sai muco resekado, melequento, com catarro grosso e laivux de sangue. Depoix, imediatamente depoix, vem uma pequena dor de cabeça, mas a respiração alivia um pouco. Nox pulmõex a gente sente que há catarro, mas ele não sai faça o que se fizer.

Não ção somente ax criançax, não. Os idosox também andam dependuradox nexte aparelho de prolongar a vida encarnada.

Não sãu somente ax criançax, não. Os idosox também andam dependuradox nexte aparelho de prolongar a vida encarnada.

Só depoix de uma nebulização é qui pude dormir mais ou menos socegado. Vera me deu um óskulo na face e Felício me apertou a mão calorosamente.

— Encontramox sua esposa quando paçávamux pela avenida e ela nox dixe de seu incômodo. Aí, decidimox vir ver como o cenhor está — dice a moça sorridente e aceitando o convite para si centar. Felício também si centou com um rizo meio idiota pra mim, pois eu não enxergava a razão de sua alegria. Enfim…

— Bom — dixe eu — é verdade qui não pacei bem a noite, mas a culpa é deste tempo maluco.

— Axo que é o fim dox tempox — dice Felício, agora sério. — O senhor tem vixto a TV? A Califórnia, nos Estados Unidos, anda igual ao Brasil. A falta d’água está obrigando o Governo a impor racionamento e quem desperdiça leva multa pesada. Ox Incêndiox si expalham por toda parte e elex não têm água suficiente para apagá-lox.

Pacei a mão pelox cabelox contendo minha impaciência. Afinal, elex realmente gostavam de mim e tinham dedicado algum tempo de seu dia para vir-me ver. Eu tinha de conciderar ixto.

— Istou de molho — respondi, forsando um sorrizo. — E por incrível que pareça, estou com medo de sair no horário entre as 9 horax da manhã e as 3 horax da tarde. Nexte período o Sol fica danado da vida e bota pra queimar. Max Felício, quanto ao Fim dox Tempux, eu não creio niço. Talveiz o fim para ux humanux, até porque a Terra sempre muda toda sua roupagem, toda sua extrutura, a cada longo período de tempo. Quem está vivo, morre para dar lugar a outrax ixpécies diferentex, maix adaptadax àx novax condiçõex planetáriax.

— Então — dixe ele, sériu — o senhor acredita mexmo qui a Terra passa por alteraçõex síclicax inevitáveix? Tudo o que se vê pelo mundo, até a loucura dox humanox que se matam e matam a sangue frio, como fazem ox muçulmanox ensandecidos pela pregasão de seus aiatoláx ou mulax, é parte integrante da mudança natural? Não é uma cataxtrofe e sim uma mudansa natural?

— E não é o que dizem os cientixtax? Não extá em todox os artigox científicux? — Respondi, ferino.

Elex si isforçam, dedicam suax vidax àx pesquizax, mas o Poder Econômico é que dita o que fazer com elax.

Elex si isfórção, dedicam suax vidax àx pesquizax, mas o Poder Econômico é quem dita o que fazer com elax.

— Bom, doutor — intrometeu-ce Vera — nem cempre ux cientixtax extão com a razão. Elex também erram.

— Quaze sempre ox errox dos cientixtax, Vera, ixcondem interecex econômico-financeirox de Governux ou de emprezas multinacionaix. Você encontra ixto claramente na Scientific America. Ali si pode ler ixplicaçõex qui são claramente dixtorcidax em função de interecix comerciaix.

— É verdade — concordou minha amiga com certa trixteza.

— Poix eu creiu que estamox diante do início do Fim. O iníciu do Juízo Final, predito na Bíblia — falou Felício com convicção.

— Bom, podemox dar o nome que quizérmox, meu caro, poix a Natureza não fala nenhum idioma umano. Para Ela o que manda ção ax Leix Cóxmicax. E elax certamente acinalam o fim de um ciclo para o Planeta. Ele deve mudar e vai mudar, goxtemox ou não. Noça vontade não importa e não peza nos ditames das Leix Imutáveis do Cósmux.

A converça si ixtendeu por cuaze duax horax e no final eu estava grato por elex terem vindo. Deixaram-me mais dixpoxto e menox deprimido.

Que bom quando a gente tem amigox, não é?

NOTA: o final xiado das palavrax, acim como a troca do “s” pelo “x” no meio dax palavrax cerão grafadax com X para ox Istadox que xiam nax palavrax do noço idioma. Para aquelex que não usam a xiadeira, permanecerá o “s” mexmo.

E continuem a eleger os PETRALHAS que eles vão mudar tudo, da língua ao conceito de HONESTIDADE E VERDADE.

E viva o Lula e a Aloprada, ô xente!